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Para chegar ao topo, todos os empreendedores passam por desafios, provações e acabam tendo que aprender da maneira mais difícil.

Os grandes líderes certamente têm os seus segredos ao longo de uma trajetória em busca do sucesso, mas para chegar ao topo, todos os empreendedores passam por desafios, provações e acabam tendo que aprender da maneira mais difícil. E, embora esse fato seja ruim, muitas vezes as lições valiosas foram tiradas dos contratempos — o processo de fortalecimento é construído com persistência e superação.

Pensando nisso, elaboramos um post com 3 lições que praticamente todo empresário compreende após encarar a situação na prática, uma forma bem dolorosa de se associar novos aprendizados. Confira a seguir quais são elas!

1. Redefina seu conceito de falha

Todo empreendedor sonha em tornar o seu negócio em algo grandioso, e às vezes o crescimento não vem rápido o suficiente, ou, pelo menos, não corresponde às expectativas.

Um progresso muito acelerado pode representar a ruína total de um empreendimento, especialmente quando não se tem as estruturas adequadas para manter o equilíbrio entre celeridade e qualidade.

O empreendedor Doug Andrew aprendeu a lição desse tipo de infortúnio no verão de 1999, quando ele e sua família iniciaram um modesto empreendimento, concentrado na montagem de kits de emergência.

Na ocasião, Andrew recebeu uma demanda gigantesca por seus produtos, então ele, juntamente aos funcionários, incluindo os 6 filhos, trabalharam arduamente na produção dos kits e alcançaram uma quantidade expressiva.

Entretanto, após ser adiado duas vezes, o pedido foi cancelado. Como Doug não estava preparado para esse crescimento exponencial, não teve alternativa senão a liquidação de sua empresa após todo aquele tempo de trabalho.

Eles tiveram que aprender da forma mais dolorosa que às vezes os negócios fracassam, porém o importante é assimilar os erros e dar a volta por cima. Hoje, Andrew, apoiado por dois filhos, possui um empreendimento líder em consultoria de estratégias de aposentadoria.

O dissabor do passado não era sinônimo de sua incapacidade, afinal, escolhas erradas acontecem e jamais devem ser esquecidas, ele apenas precisava de um pouco de experiência e amadurecimento.

2. Reconsidere o que você acredita ser impossível

Qual a definição da palavra possível, e o que ela representa na sua vida? Na maioria das vezes, esse conceito está relacionado com a perspectiva sob a qual lidamos com os nossos problemas.

Geralmente, quando imprimimos uma nova abordagem para os obstáculos, até então considerados intransponíveis, criamos a nosso próprio conceito do que é realizável ou não.

Nesse contexto, a história de Steve Down, fundador da empresa de sanduíches Even Stevens é um belo exemplo de superação de limites. Tudo começou há alguns anos, quando o assistente de Steve, admirador de um delicioso café servido em um restaurante de Denver, se indagou: como aquele item, que já era tão bom, poderia ficar ainda melhor?

Então o desafio foi lançando ao seu patrão e Steve, baseado no modelo de uma loja de calçados que doava a mesma quantidade de pares vendidos, idealizou a aplicação de tal formato em seu restaurante. A missão não era nada fácil, visto que o setor de alimentação é dominado por alto volume de comercialização, porém com pouca margem de lucro.

Inicialmente a ideia pareceu impossível, mas o fundador do Even Stevens buscou inspiração em um CEO líder de duas redes de restaurantes bem-sucedidas, e comparou as ações desse indivíduo com as dos inúmeros empreendedores de segmentos diferentes, no intuito de encontrar procedimentos estratégicos que nunca haviam sido vislumbrados para o setor de alimentação.

O pensamento de Steve foi basicamente, cruzar as melhores condutas dentro do nicho em que atuava, ao empregado com sucesso em outras áreas e trazer para seu universo elementos para compor o seu diferencial no mercado  se já deu —certo, significa que aquela técnica pode ser executada.

Assim, Steve Down implantou o sistema de doação no qual para cada sanduíche vendido, sua empresa doa um de igual valor nutricional para comunidades carentes. O projeto foi altamente lucrativo, ampliando o negócio em 19 unidades filiais.

3. Concentre-se em uma coisa de cada vez

O mercado empresarial é profundamente dinâmico e competitivo, as expectativas mudam constantemente e na busca pelo crescimento, com o intuito de alavancar seu faturamento a maioria dos empresários se concentram em diversos projetos ao mesmo tempo, o que significa um erro fatal.

Essa é a percepção da veterana empresária Alysa Rushton, que chegou a tal conclusão ao observar que a maior parte dos empreendedores têm o hábito equivocado de focar em várias coisas ao mesmo tempo.

Porém o que resulta desse comportamento se traduz na divisão da atenção, ou seja, nenhuma delas é feita com excelência. Consequentemente, não são raros os exemplos de:

  • incapacidade de realizar grandes feitos;
  • dificuldade em expandir os ganhos.

Para Rushton, a mágica do sucesso acontece quando concentramos em somente um aspecto do negócio. É preciso estabelecer prioridades e resolver cada uma em seu tempo.

Não adianta querer abraçar o mundo oferecendo um leque diversificado de produtos ou serviços e esperar que algum deles decole no mercado. Acertada a decisão de apostar todas as fichas em um item que funcione perfeitamente bem, do que investir numa variedade com performance insatisfatória.

Assim, com a própria experiência de vida, Rushton, que atua no ramo de cursos online, constatou um acelerado crescimento das receitas de sua empresa, pelo fato de unificar o curso que oferecia. Ela concluiu que por melhor e mais inovadora que seja quaisquer ideias, elas obrigatoriamente necessitam de um processo de refinamento.

Portanto, muitas vezes o que falta não são boas propostas, mas sim uma abordagem que lhe permita alçar voos maiores, a ausência de um desenvolvimento consciente.

Se existe uma convicção no mundo dos negócios é a de que toda vitória tem o seu preço, e nenhuma delas é alcançada sem esforço, determinação, transposição de obstáculos. Aprender da maneira mais difícil faz parte do destino de quem deseja conquistar sua independência financeira com o próprio negócio.

Na realidade, o mesmo motivo que ocasionou um fracasso pode ser a razão de grandes oportunidades no futuro. Tudo é uma questão de readequação a novas perspectivas.

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