Newsletter do Alexandre

Inscreva-se abaixo e fiquei por dentro de tudo que acontece por aqui.

Inscrever!

Não se preocupe nós respeitamos sua privacidade.

Quando o assunto sobre as estruturas metálicas como solução estrutural vem à tona , sempre surgem questões relacionadas com a longevidade das peças utilizadas. O receio do desgaste leva muitos a questionarem as estruturas, especialmente com o passar dos anos. Daí a importância de conhecer a durabilidade dos materiais usados, para responder as frequentes dúvidas dos nossos técnicos e clientes.

Uma estrutura é considerada durável se conservar os requisitos de projeto em termos de segurança, de funcionalidade e estética, sem custos de manutenção não previstos durante anos.

Então imagine um material que, além de reciclável, pode ter vida útil de 300 anos! Esta é a durabilidade do aço galvanizado utilizado nas nossas estruturas para telhados, segundo o Instituto Americano do Ferro e do Aço em seu documento sobre a Durabilidade das Peças Estruturais em Aço Enformado a Frio.  A engenharia empregue visa tornar a estrutura resistente a catástrofes tal como sismos. Mesmo que a estrutura sofra danos extensos numa situação dessas, o baixo peso dos elementos empregues aumenta significativamente as hipóteses de sobrevivência dos ocupantes. Para permitir a flexibilidade da estrutura, todos os elementos metálicos são aparafusados entre si. O revestimento do esqueleto metálico, também é feito para aumentar a resistência de toda estrutura. A galvanização, tratamento de superfície desenvolvido pelo investigador italiano Galvani, é  um dos processos mais efetivos e econômicos para proteger o aço contra a corrosão.  Alguns testes com amostras colocadas em ambientes mais agressivos, num deck externo ou áreas mais próximas à maresia, exibiram maior taxa de corrosão, mas ainda assim, a vida útil dessas estruturas foi estimada em mais de 150 anos. Segundo a engenheira química Daniele Albagli, é um conceito errado dizer que o aço não é recomendado para utilização em ambientes exteriores ou próximos ao mar. A verdade é que precisaria de revestimentos mais espessos para prolongar a vida útil das estruturas. E, mesmo com baixo revestimento em ambiente muito agressivo, vai de 40 a 50 anos essa vida útil. O aço só traz contribuição aos sistemas. Estamos falando então de estética para a arquitetura modular, produção e resistência. É um material econômico e leve que traz agilidade para as obras, além de 100% reciclável (tanto o zinco quanto o aço) para uma construção eficiente.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

0
Send a message
No momento o Alexandre encontra-se em atendimento externo.

Deixe uma mensagem para que ele possa retornar para você, o mais breve possível.
Nome
* E-mail
* Mensagem
* Telefone
Login Chat
Olá, meu nome é Alexandre. Em que posso ajuda-lo?
Your name
* Email
We're online!
Fale com Alexandre Nascimento Orçamentos sem compromisso!
Peça agora um ORÇAMENTO sem compromisso para sua obra! Você também pode usar esse formulário para tirar dúvidas.
  • Não se preocupe nós respeitamos sua privacidade.